terça-feira, 21 de abril de 2015

Centro Loris Malaguzzi - terceira parte.

Após o almoço estivemos no ateliêr Raio de Luz do Centro Loris Malagussi onde o artista Pierre nos apresentou as explorações e experiências científicas e artísticas feitas pelas e para as crianças. Este ateliêr acolhe várias escolas e níveis de ensino. Trabalham também com adultos durante o ano propondo workshops. É uma mostra itinerante que inclusive já esteve no Rio de Janeiro onde se re-criou uma réplica de um dos ambientes deste ateliêr para que as pessoas possam compreender como acontece.
Inicia-se fazendo uma pergunta para as crianças e a partir das respostas os trabalhos começam a acontecer. O ateliêr é um grande ambiente dividido em espaços. Não existe um percurso pre-definido mas cada um pode ser explorado da forma como o visitante desejar. Por ser um ambiente aberto cada visitante pode ter um olhar transversal do espaço.
Ao final do percurso os grupos se encontram e cada um conta como foi a sua experiência, formando assim diferentes impressões. Cada escola vem a cada dia e ao longo do ano o ateliêr tem agenda lotada. O ateliêr é permanente, mas os espaços são flexíveis.
Tivemos a oportunidade de vivenciar as explorações da mesma forma como as crianças fazem. Passamos pela experiência concreta dessa atividade e nos divertimos muito. 

https://www.facebook.com/Ateliercittadini/info?tab=overview

Nenhum comentário:

Postar um comentário