terça-feira, 21 de abril de 2015

Reggio Emilia - Centro Internacional Loris Malaguzzi - (primeira parte)

Chegamos em Reggio Emilia e fomos direto no Centro Internacional Loris Malaguzzi. Fomos recebido pela Chiara, encarregada de acompanhar nosso grupo. A palestra inicial foi com a pedagoga chefe do Centro que iniciou dizendo que o papel do pedagogo na abordagem de Reggio Emilia é fundamental. Ela fez questão de afirmar que método é completamente diferente de abordagem. Aqui em Reggio Emilia utilizam uma abordagem diferente e não uma metodologia diversa.
Segundo Loris Malaguzzi a pesquisa acontece não nos centros acadêmicos, mas com as crianças. 
A primeira escola de Reggio Emilia nasceu em 1946 logo após a segunda guerra mundial. Ela foi construída pela população e foi gerida pela população até os anos 60.
Durante este tempo nascem 7 outras escolas todas construídas pela população local é gerida por eles.
Isso explica  esta relação estreita entre a educação e a sua população. A Infância em Reggio constrói cultura e a infância constrói não só a cultura mas a identidade da cidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário