quinta-feira, 23 de abril de 2015

Visita a uma escola Waldorf na Toscana

Hoje visitamos uma escola que utiliza a metodologia Waldorf localizada em uma zona rural nos arredores de Firenze. Fomos recebidos pela diretora da escola e uma coordenadora que nos apresentou a filosofia de Rudolf Steiner e a metodologia da escola que inicia a partir do ser, do indivíduo até desenvolver-se plenamente. A principal ideia da filosofia é que todos os indivíduos são diferentes e precisam ter a oportunidade de se desenvolverem plenamente. 
Uma das professoras que aprendeu português quando fez intercâmbio no Brasil, falou sobre a importância de fazer intercâmbios culturais com as crianças e se mostrou dispostas a trocar contatos com as escolas e crianças do Brasil. Ela é professora de música ( euritmia) e nesse momento estão fazendo um projeto que envolve música e troca de correspondência com crianças da África.
A terceira seria tinha como principal tema  o Gênesis da Bíblia, mas não ensinam religião. Eles iniciam o fundamental com crianças de 6 anos e ficam muito tempo nessa fase inicial desenvolvendo suas habilidades manuais e artísticas pois esta será a base de todas as próximas séries. O que se faz em 1ano nas escolas estaduais, aqui ele fazem em dois anos. Os alunos que saem desta escola são muito bons em artes. 
"Tudo se inicia com retas e curvas e quando percebemos que os alunos sabem fazer bem retas e curvas já está prontos para aprender a escrever porque tudo parte de retas e curvas". Segundo a diretora da escola. 
Todos os pais juntos fizeram os móveis das escolas com madeira de reflorestamento. 
O respeito à natureza também é a base dessa filosofia. As séries finais, correspondentes ao nosso ensino médio, focam em trabalhos manuais com madeira e metal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário